sábado, 11 de julho de 2009

Mini Bolinhos de Chocolate

Photobucket

Ingredientes:
200 grs de manteiga
1 2/3 xícara de açúcar
3 ovos grandes
2 1/2 de farinha de trigo
2/3 xícara de chocolate em pó
1 1/2 colher de chá de bicarbonatro de sódio
1/2 xícara de leite
1 colher de chá de baunilha
2 xícaras de creme de leite fresco
4 colheres de sopa de açúcar
balas de goma , confeitos granulado, pasta americana, etc (para decorar)

MODO DE PREPARO:
Aqueça o forno em temperatura moderada (180ºc). Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga com o açucar e os ovos por 5 minutos. Á parte misture a farinha, o chocolate em pó e o bicarbonato de sódio. Acrescente a mistura da manteiga alternadamente com o leite e a baunilha batendo sempre. Despeje em 16 forminhas individuais untadas e polvilhadas com farinha de trigo com capacidade par 1/2 xícara enchendo até 2/3 de sua capacidade. Asse por 30 minutos até que enfiando um palito no meio, ele saia limpo. Deixe esfriar um pouco e desenforme. Deixe esfriar completamente. Bata o creme de leite acrescentando o açúcar aos poucos até obter consistência de chantilly. Decore os bolinhos com o chantilly, bala de goma, confeitos e o que voce preferir. Rende: 16 bolinhos

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Pão de Chocolate

Photobucket

INGREDIENTES:
Para a massa:

2 colheres de sopa , mais uma colher de chá de açúcar
1 tablete de fermento para pão (15 grs)
4 1/2 xícaras, mais 2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 1/2 colher de chá de sal
1 xícara de leite morno
1 xícara de manteiga gelada (200 grs)

Para o recheio:
2 tabletes de chocolate meio amargo (400 grs), cortados em pedacinhos
2 gemas para pincelar

MODO DE FAZER:
Numa tigela pequena, misture 1/4 de xícara de água morna com 1 colher de chá de açúcar.Espalhe por cima o fermento esmigalhado e deixe repousar por 10 minutos até criar bolinhas. Numa outra tigela grande, misture 4 xícaras de farinha com o sal e com o açúcar restante.Faça uma depressão no centro, adicione a mistura de fermento a água restante e o leite morno.Deixe cair gradualmente a farinha de trigo, mexendo sempre até formar uma massa.Coloque a massa numa superfície com a farinha restante e amasse a massa até ficar lisa e desgrudar das mãos.Faça uma bola, transfira para uma tigela untada com manteiga e deixe crescer em lugar morno por 1 hora, coberto com um pano. Coloque a manteiga numa superfície com um pouco de farinha e polvilhe 2 colheres de sopa de farinha sobre a manteiga.Com a ajuda de um rolo de abrir massa, achate a manteiga.Dobre-a pela metade e continue batendo com o rolo até ficar maleável.Forme com a manteiga um quadrado de 12,5cm.Abra a massa num quadrado de 23cm sobre uma superfície polvilhada. Coloque o quadrado de manteiga no centro da massa na diagonal.Dobre os cantos da massa sobre a manteiga para encontrar o centro do quadrado. Aperte bem para selar a manteiga como se fosse um pacote. Embrulhe a massa num filme plastico e leve para gelar por 30 minutos. Coloque a massa numa superfície polvilhada e abra-a num retângulo de 25 x 20 cm.Com um pincel retire toda a farinha da superfície da massa.Dobre-a em 3 partes, como se fosse um papel de carta.Gire a massa de maneira que o lado fechado fique do seu lado esquerdo.Abra a massa novamente num retangulo de 25 x 20 cm.Dobre novamente a massa em 3 partes. Agora voce ja dobrou 2 vezes.Enrole num filme plástico e leve para gelar por mais 30 minutos.Repita a operação de dobrar, girar e gelar a massa por mais 2 vezes.Embrulhe outra vez no filme plático e leve a geladeira por 6 horas ou de um dia para o outro.Retire da geladeira e coloque a massa sobre uma superfície polvilhada.Abra a massa e dobre em 3 partes.Repita a operação. Divida a massa em 2 partes e abra cada uma delas num retângulo de 30 x 20 cm.Corte cada retângulo na metade no sentido da largura para obter tiras de 30 x 10 cm. Corte cada tira em 4 pedaços iguais para formar 16 pedaços de 10 x 12 cm.Coloque um pedaço de chocolate na parte de baixo de cada pedaço de massa, com o lado mais longo paralelo ao lado mais longo da massa. Enrole o chocolate com a massa como um rocambole e feche os lados, umedecendo com água.Unte 2 assadeiras com manteiga. Coloque 8 rolinhos na assadeira com o lado da dobra para baixo e separados uns dos outros uns 5 cm. Cubra com um pano e deixe crescer por mais 1 hora em temperatura ambiente. Preaqueça o forno a 200ºC (quente). Numa tigela pequena bata a gema com 1 colher de chá de água até misturar.Pincele cada rolinho. Asse por 30 a 40 minutos até dourar .Retire do forno e deixe os rolinhos sobre uma grade até que esfriem.Sirva morno ou frio.Dá 16 unidades.

Souflê Aurora

Photobucket

INGREDIENTES:
4 claras batidas em neve firme com 1 pitada de sal
4 colheres de geléia de morango (ou outra de sua preferencia)
4 colheres de açúcar de confeiteiro
manteiga ou margarina
farinha de trigo
sal

Modo de Fazer:
Unte com manteiga ou margarina uma forma refratária.A seguir polvilhe-a com um pouco de farinha de trigo.Passe a geléia de morango na peneira.A seguir misture com o açúcar de confeiteiro e mexa bem.Junte então as claras batidas em neve firme. Despeje esta mistura aos poucos na fôrma já preparada, Leve ao forno brando, préviamente aquecido e deixe assar até que o souflê esteja bem seco por fora.Sirva imediatamente.

Biscoito de Tamaras e Flor de Laranjeira

Photobucket

INGREIENTES:
1 xícara de cha de manteiga
2 xícaras chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de semolina bem fina
1 colher de café de fermento em pó
1 pitada de sal
1 ovo inteiro
1/3 de xícara chá de açúcar
1 colher chá de flor de laranjeira ou aroma sabor laranja
1 xícara de chá de tâmaras picadas
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Fazer:
Retire 2 colheres de sopa de manteiga e reserve.O restante aqueça em uma panela.Em um recipiente junte a farinha,a semolina o sal,ofermento e o açúcar.Adicione a manteiga derretida e mexa bem.Deixe descansar.Misture a água de flor com 7 colheres de sopa de águae despeje sobre a massa.Trabalhe com a ponta dos dedos até que fique uma massa lisa.Deixe repousar durante 15 min.Divida a massa em porções pequenas.Preaqueça o forno a 180ºC.Emquanto isto cozinhe a tâmara na manteiga (reservada),e deixe descansar por 10 min.Corte em pedacinhos pequenos e deixe esfriar.Enfarine as mãos,pegue pequenas porções,faça uma bolinha de massa com um buraco no meio.Coloque dentro 1/2 colher de chá de tâmara e aperte para fechar,dando lhe um formato oval,ou se preferir coloque-as por cima.Coloque os biscoitos em uma assadeira e asse por 20 min.Os biscoitos devem ficar bem clarinhos.Deixe esfriar e polvilhe açúcar de confeiteiro antes de servir.

Espuma de Café

Photobucket

INGREDIENTES:
3 latas de leite condensado
1 lata (use como medida a mesma do leite cond) de café forte
2 latas (a mesma) de leite
12 ovos
açúcar-óleo

Modo de Fazer:
Misturar muito bem o leite condensado com as gemas,o café e o leite. A seguir,passe todaesta mistura em uma peneira,para evitar que se formen grumos.Prepare uma calda de caramelo para untar a forma.Vire a forma entre as mãos para espalhar a calda.A seguir pincele em cima do caramelo um pouco de óleo (isto facilita na hora de desenformar).Por último coloque a mistura de café na forma já preparada, com forno préviamenteaquecido em banho-maria, durante aproximadamente 1 hora. Desenforme e deixe esfriar.
OBS:Se quiser decore a superfíce do pudim com um pouco de chantilly.

Barquetes de Mousse de Chocolate

Photobucket

PARA AS BARQUETES:
2 1/4 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de manteiga gelada, cortada em pedacinhos

PARA A MOUSSE:
200 grs de chocolate em tablete meio amargo
1 1/2 xícara de creme de leite fresco

Modo de Fazer:

PREPARE AS BARQUETES:
numa vasilha, misture a farinha, o açúcar e a manteiga, com as pontas dos dedos até formar uma farofa.Faça uma depressão no centro e junte, 5 colheres de sopa de água.Vá misturando até formar uma massa homogênea.Forre com a massa 40 forminhas de barquetes e leve para assar em forno quente (200ºC), preaquecido.Retire do forno, quando as bordas estiverem douradas, deixe esfriar um pouco e desenforme cuidadosamente para a massa não quebrar.Reserve.
Prepare a mousse:
derreta o chocolate em banho-maria, retire do fogo e deixe esfriar.Acrescente o creme de leite batido em picos firmes e misture delicadamente.Recheie as barquetes e decore a gosto.Rende 40 unidades.
OBS:A massa pode ser feita com alguns dias de antecedencia, e depois de frias guardadas em um recipiente bem fechado,até o dia de serem recheadas e servidas.

Bolo Floresta de Morango

Photobucket
INGREDIENTES PARA A MASSA:
4 ovos1 xícara de chá de leite1 1/2 xícara de açúcar2 xícaras de farinha de trigo3 colheres de sopa de chocolate em pó3 colheres de sopa de óleo1 colher de sopa de fermento em pó
PREPARO: Bata as claras em neve, junte as gemas e o açúcar.A seguir acrescete a farinha, o óleo, o chocolate em pó, o leite e o fermento batendo até obter a consistência homogênea. Coloque em fôrma redonda com 25 cm de diâmetro, untada e enfarinhada e leve para assar em forno pre aquecido.
CALDA PARA MOLHAR O BOLO:
300 ml de leite 1/4 de xícara de calda para sorvete sabor morango. (a venda em supermercados)
PREPARO: Leve ao fogo o leite e deixe até ferver. Retire e acrescente a calda para sorvete sabor morango.Mexa até incorporar bem e reserve.
RECHEIO:1 xícara de chá de leite1 xícara de chá de leite condensado1 colher de sopa de amido de milho1 xícara de chá de creme de leite1 caixa de gelatina sabor morango1 colher de essência de morango1 xícara de chá de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly
PREPARO:
Leve ao fogo,o leite, o leite condensado e o amido até engrossar.Retire e acrescente o creme de leite, a gelatina e a essência. Mexa bem e deixe esfriar.Por último acrescente o creme de leite batido
COBERTURA:
chantillymorangos inteirosraspas de chocolatechocolate em pó para salpicaraçúcar de confeiteiro
MONTAGEM DO BOLO:
Corte o bolo ao meio, umedeça com a calda e coloque o recheio. Sobreponha a outra parte e faça oacabamento exterior com o chantilly, salpique chocolate em pó. Decore com raspas de chocolate e morangos. Para realçar salpique açúcar de confeiteiro peneirado.

Pavê de Café

Photobucket

Ingredientes:
2 xícaras chá de leite
1 pacote de biscoito tipo inglês
1 copo de requeijão cremoso
1 lata de leite condensado
1 colher sopa de chocolate em pó
2 xícaras chá de café forte
4 gemas
2 colheres sopa de margarina
3 colheres sopa de amido de milho

Decoração:
cerejas tipo marasquino

Modo de preparo:
Coloque no liquidificador leite condensado, gemas, leite e amido de milho, bata, coloque a mistura em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossarRetire do fogo, misture a margarina, junte 1 xícara chá de café e o requeijão, misture e reserve.Umideça os biscoitos no restante do café e coloque uma camada num refratário médio, faça camadas alternadas de creme de café e biscoito, terminando com o cremeDissolva o chocolate em 2 colheres sopa de café e regue o pavê Decore com a cereja tipo marasquino e leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas.